Livros
- Título Principal: Formação de Professores e Gramsci
- Subtítulo: contribuições para a epistemologia da práxis
- Autores: Mônica Molina, Kátia Curado e Carlos André
- Editora/Selo: No canto inferior esquerdo, há o logo “Lutas Anticapital”.
- Design: A capa tem um fundo em tom de vinho escuro, com uma fotografia parcial em preto e branco do rosto do filósofo Antonio Gramsci.
- Tipo de Obra: O livro é uma coletânea de artigos. Os nomes na capa (Mônica Molina, Kátia Curado e Carlos André) são os organizadores da obra, que reúne textos de diversos autores.
- Editora: A obra é publicada pela Editora Lutas Anticapital.
- Temática Central: O livro se aprofunda no pensamento do filósofo italiano Antonio Gramsci, aplicando seus conceitos à área da educação. O foco é analisar a “epistemologia da práxis” (a relação entre teoria e prática) na formação de professores.
- Conteúdo: A coletânea aborda diversos temas, como:
- O sentido da escola e do trabalho docente à luz de Gramsci.
- A relação entre Gramsci e a Educação do Campo.
- Análises sobre Estado, sociedade civil e hegemonia nas políticas educacionais.
- Reflexões sobre o papel dos intelectuais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Público-Alvo: A obra é destinada a educadores, pesquisadores, estudantes de pedagogia e licenciaturas, e militantes de movimentos sociais que veem a educação como um campo estratégico para a transformação social.
- Título Principal: EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Subtítulo: Estudos a partir dos projetos de Curso de Licenciaturas no Brasil
- Organizadora: Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
- Editora: O logo “CRV” (Editora CRV) aparece na parte inferior.
- Design: A capa possui um design gráfico moderno com formas geométricas em tons de verde-água e cinza. Ao fundo, desfocada, há uma imagem que parece ser uma lupa sobre um documento.
Tipo de Obra: Assim como o livro anterior, esta é uma coletânea de estudos organizada por Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva. A obra é resultado de pesquisas do GEPFAPe (Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos).
Editora: A obra é publicada pela Editora CRV, sediada em Curitiba.
Temática Central: O livro investiga como diferentes perspectivas epistemológicas (teorias do conhecimento) moldam os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de licenciatura nas cinco regiões do Brasil.
Conteúdo: A obra é estruturada em três partes e analisa as disputas de concepção na formação de professores. Os autores utilizam como base o materialismo histórico-dialético e a “epistemologia da práxis” para defender uma formação docente mais crítica, emancipadora e focada na transformação social. São discutidos desde os fundamentos teóricos até influências de políticas globais e nacionais nos currículos.
Público-Alvo: O livro é voltado para professores, pesquisadores, gestores educacionais e estudantes de pós-graduação e graduação em Educação (Pedagogia e outras licenciaturas).
