Currículo e formação de profissionais da educação
Objeto de estudo: Pesquisa no campo das relações recíprocas entre o currículo e a formação inicial, continuada e a atuação dos profissionais da educação básica e da educação superior.
Docente: Profª Drª Lívia Freitas Fonseca Borges (Lattes)
Formação do docente universitário e inovação pedagógica – Profissão, profissionalismo e profissionalização
Objeto de estudo: A profissionalização docente: uma construção ética e profissional. Docência universitária e inovações pedagógicas.
Docente: Profª Drª Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas (Lattes)
Profissão e Desenvolvimento Profissional Docente
Objeto de estudo: Profissão docente e desenvolvimento profissional. Formação de profissionais para a educação básica e educação superior: tendências e questões atuais.
Docentes:
Currículo e formação de profissionais da educação
Objeto de estudo: Pesquisa no campo dos estudos curriculares e da formação dos profissionais da educação em todos os níveis, etapas e modalidades com ênfase nos temas: currículo integrado, interdisciplinaridade, pedagogia histórico crítica, historiografia e história da educação.
No campo do currículo: planos e projetos curriculares; teorias curriculares; propostas curriculares em contexto nacional e/ou internacional; currículo e internacionalização; currículo e inovação pedagógica e tecnológica.
Docente: Profª Drª Liliane Campos Machado (Lattes)
Formação docente, políticas e saberes no âmbito da alfabetização e do letramento
Objeto de estudo: Programas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na organização do trabalho pedagógico; apreender, no cenário atual, a influência da Base Nacional Comum Curricular no desenho do Currículo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; apreender e analisar o reflexo da Base Nacional Comum Curricular na política do livro didático; analisar impactos da Política Nacional de Alfabetização na formação docente e atuação profissional.
Docente: Profa. Dra. Solange Alves de Oliveira Mendes (Lattes)