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PPGE

Programa de Pós Graduação em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (acadêmico) foi avaliado pela CAPES com nota 5 no último quadriênio (2013-2016), participa do Plano de Internacionalização da Capes (CAPES PRINT) e está estruturado em dois cursos: mestrado e doutorado. Atualmente tem também um curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER) com a Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, iniciado em 06/06/2022.

O curso de Mestrado Acadêmico objetiva promover a competência acadêmica de graduados, contribuindo para o aperfeiçoamento de docentes e para a formação inicial de pesquisadores no campo educacional.

O curso de Doutorado objetiva a formação e o aprimoramento, em alto nível, de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento na área de Educação, para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e o exercício do magistério no nível superior.

Linhas de pesquisas

Estudos e pesquisas sobre as políticas públicas no Brasil para a educação básica, educação superior e suas respectivas modalidades. Gestão dos sistemas educacionais, sistemas de ensino e controle social das políticas educacionais na perspectiva democrática. A linha tem como abordagem as reflexões sobre as políticas públicas de educação, por meio da análise no ciclo da política – agenda, formulação, implementação e avaliação – e que se expressam a partir da relação que se estabelece entre Estado e sociedade civil. Gestão e avaliação de políticas educacionais voltadas para a redução das desigualdades em suas distintas expressões e ainda os papéis e funções que exercem os atores, nacionais e internacionais, na definição das políticas públicas, materializada nas questões relativas à concepção, à gestão, à avaliação e ao financiamento.

Ensino e aprendizagem em diferentes contextos, modalidades e níveis de ensino. Processos educacionais na infância e na juventude em seus contextos espaço-temporais. Processos educativos e inclusivos no contexto contemporâneo. Alfabetização e letramento no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Relações entre educação e subjetividade. Aprendizagem, desenvolvimento e produção de sentidos subjetivos. Articulação entre educação, saúde e subjetividade. Elementos objetivos e subjetivos do processo de formação do educador. Aspectos cognitivos, afetivos, sociais, motivacionais, imaginários, artísticos, criativos e inovadores associados à prática pedagógica e à aprendizagem. A multidimensionalidade dos processos de escolarização: aspectos políticos, organizacionais, interrelacionais e subjetivos. A pesquisa na formação/atuação do educador.

História e historicidade da profissão docente. O cenário contemporâneo da educação. Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais da educação básica: tendências e questões atuais. Perspectivas de análise do processo de desenvolvimento profissional. Formação do docente universitário: concepções e processos. A formação dos profissionais para a educação básica. A organização político-pedagógica da escola. Natureza, especificidade e categorias da organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos de formação. Currículo e formação de profissionais da educação básica e superior. Currículo e saberes profissionais. Fundamentos teórico-metodológicos do trabalho pedagógico da educação básica e superior. Dimensões do processo didático e a relação pedagógica. A avaliação na organização do trabalho pedagógico, em suas diferentes dimensões e níveis de ensino.

A linha de pesquisa EduMat solidificada, principalmente, na matemática e na educação, mas que também está contextualizada em outros ambientes pluri e interdisciplinares, com capacidade de abrigar pesquisas e trabalhos dos mais diferentes tipos, busca a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Matemática, da pesquisa científica e de suas contribuições sociais. Considera os aspectos pedagógicos, educacionais, históricos, epistemológicos, sociológicos, culturais, filosóficos e políticos da Educação Matemática; a formação, a identidade e o desenvolvimento docente; as perspectivas da inclusão, da diversidade, dos Direitos Humanos, da diferença, da interculturalidade e da sustentabilidade; o desenvolvimento curricular; as tecnologias digitais; as políticas públicas e a avaliação; as tendências teóricas e metodológicas; as práticas educativas em contextos e espaços não formais; a pesquisa como atividade reflexiva, crítica e politicamente comprometida com a construção de uma sociedade justa e equânime.

Abrange diversos eixos de interesses que se aproximam pelos elementos aglutinadores: cultura da convergência, agentes educativos, aprendizagem colaborativa, desenho universal na aprendizagem (DUA), arte, conhecimento, capital cultural midiático, comunicação pedagógica, diversidade e inclusão, informática, interfaces estéticas virtuais, linguagens, narrativas audiovisuais, narrativas hipertextuais, mídias, mediações pedagógicas, tecnologias aplicadas aos diversos contextos (escolar e não escolar), inteligência artificial e seus impactos na educação. Principais temas de pesquisa: tecnologias assistivas, linguagens e narrativas audiovisuais, capital cultural midiático e mediações, plágio e ciberplágio, aprendizagem colaborativa, Desenho Universal na Aprendizagem (DUA), diversidade e inclusão, informática e tecnologias aplicadas à educação escolar e não escolar, informática e comunicação pedagógica, Inteligência artificial e seus impactos na educação.

Ecologia Humana como dimensão ontológica complexa da práxis pedagógica. O enraizamento dos seres humanos nas suas bases biológica e sociocultural como referência para pensar a educação. A abordagem teórico-metodológica da epistemologia transdisciplinar e a dialógica entre o pensamento científico e as demais formas sociais de produção do conhecimento. A educação ambiental no contexto socioambiental brasileiro. Conhecimentos, valores, crenças, atitudes e vivências que contribuem para a construção do sujeito ecológico. Transversalidade como estratégia pedagógica de constituição de comunidades de aprendizagem. Epistemologia da complexidade, transfiguração climática e enfoques de sustentabilidade. Práticas educativas, bem comum e sustentabilidade em contexto de povos e comunidades tradicionais. Interculturalidade e intercientificidade: diálogos entre saberes tradicionais e acadêmicos. Saberes e práticas educativas em chave decolonial. Abordagens sobre educação, ambiente e sociedade na perspectiva da antropologia ecológica e da ecologica política: racismo ambiental, justiça ambiental, bem viver, ontologias relacionais, territorialidades, gênero e ecologia. Matrizes político-pedagógicas da Educação do Campo. Organização Escolar e Método do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo; Pedagogia da Alternância. Escola, universidade e educação popular; experiências pedagógicas dos movimentos sociais. Relação educação e trabalho. Formação de educadores do campo; Interdisciplinaridade e formação por áreas de conhecimento: produção de saberes articuladores das diferentes dimensões da vida dos sujeitos do campo.

Os estudos realizados na linha de pesquisa contemplam perspectivas de análise multinível, realizados em contextos educacionais diversos, com o objetivo de criar uma base favorável à formação do entendimento cultural, social e educacional. Por meio de comparações, busca-se uma intersubjetividade reflexiva capaz de proporcionar o alcance de saberes, a possibilidade crítica da comunicação e do diálogo entre pessoas, grupos e nações. As pesquisas contemplam debates epistemológicos e metodológicos contemporâneos que se relacionam, entre outros, aos estudos comparados da infância, culturas infantis e práticas docentes; juventude, escola e acesso à educação superior; direitos humanos, acessibilidade e inclusão; direito à educação e políticas educacionais.

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