Missão e objetivos
A Faculdade de Educação – FE/UnB tem como imperativo a produção de conhecimentos inovadores na área da Educação, a disseminação desses saberes em ensino, pesquisa e extensão, nas múltiplas formas de difusão científica e na gestão e a formação de profissionais da educação (Proposta do PPGE – Quadriênio 2017 – 2020). Diante disso, no quadriênio 2020-2024, o PPGE/UnB tem como missão produzir conhecimento científico em educação e formar, capacitar e qualificar professores/as, pesquisadores/as e gestores /as no campo da educação em prol do desenvolvimento de ações e pesquisas inovadoras para a promoção humanística, científica, cultural, social, educacional e tecnológica do país de forma crítica e reflexiva, considerando a articulação entre a Educação, pedagogia, as tecnologias e a comunicação na sociedade contemporânea. O PPGE/FE/UnB tem como missão atuar na formação de profissionais para a educação pública brasileira, em todos os níveis, e na formação de pesquisadores aptos a contribuir com o avanço do campo da educação e com estudos sistemáticos que auxiliam na elaboração e na proposição de políticas sociais. Tem a pesquisa científica como eixo fundante e pilar da formação dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Educação.
Objetivo geral do PPGE:
Produzir conhecimento científico e humanístico na área de educação e formar doutoras(es), mestras(es) e especialistas para a atuação como pesquisadoras(es), professoras(es) e gestoras(es) na educação básica e na superior em âmbito federal, estadual, distrital e municipal e em outros espaços não formais, bem como para o exercício profissional na área educacional em órgãos públicos, agências e entidades científicas, organizações da sociedade civil, no setor privado e nos movimentos sociais.
Objetivos específicos:
a) Produzir, a partir do trabalho coletivo e em colaboração com professoras(es) e pesquisadoras(es) em redes nacionais e internacionais, pesquisas inovadoras, orientadas pelo compromisso democrático, solidário, ético, acadêmico, social, ambiental e político, bem como propor soluções para problemáticas que afetam as sociedades, especialmente no campo da Educação.
b) Formar profissionais críticos e éticos que possam atuar na proposição, implementação e avaliação de políticas voltadas à superação das desigualdades educacionais, socioespaciais, tecnológicas, bem como no enfrentamento das discriminações de classe, raça, gênero e orientação sexual, com vistas ao fortalecimento da democracia e da justiça social.
c) Aprimorar a formação da(o) docente/pesquisadora/pesquisador da educação básica e superior para a análise e atuação no processo educacional em suas múltiplas dimensões, epistemologias e linguagens tecnológicas.
d) Fortalecer a solidariedade nas articulações institucionais do Programa com diferentes universidades, redes de pesquisa nacionais e internacionais, sistemas de ensino e órgãos públicos e privados.