Em setembro de 2024 o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília realizou o 4º Seminário de Autoavaliação do Quadriênio 2021/2024 que foi conduzido pelos membros internos e externos da Comissão de Acompanhamento e Autoavaliação. Como desdobramentos do seminário, foram realizadas nos meses seguintes diversas reuniões com as linhas de pesquisa e os respectivos professores com o objetivo de discutir a estrutura curricular, a articulação, aderência e atualização das linhas de pesquisa e os projetos de pesquisa em andamento. Com a saída de alguns professores da linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE), que se descredenciaram do PPGE ou se vincularam a outras linhas de pesquisa, deliberou-se pela descontinuidade da linha ECOE. Outras linhas de pesquisa realizaram uma organização interna com mudança de nome no intuito de proporcionar melhor adequação entre a área de concentração Educação, a linha de pesquisa no PPGE e os projetos de pesquisa dos docentes aos quais as pesquisas dos discentes estão vinculadas. A nova organização das linhas foi aprovada na 175ª Reunião Ordinária do Colegiado realizada no dia vigésimo primeiro dia do mês de janeiro de 2025. O PPGE está organizado atualmente em torno de seis linhas de pesquisa.
LINHAS DE PESQUISA E DOCENTES NO QUADRIÊNIO 2025/2028
Educação Ambiental, do Campo, Indígena, Quilombola e das Relações Étnico-Raciais – EACQREs
Temas:
Políticas, sujeitos, práticas, e territorialidades da Educação Ambiental, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola e dos povos das águas e florestas. Educação e movimentos sociais. Educação para as Relações Étnico-raciais. Formação de profissionais que atuam em processos educacionais escolares e não escolares em diferentes territórios. Ecologia Humana. Decolonialidade e educação. Gestão e avaliação de programas, projetos e atividades relacionados a diversidade de territórios, povos e etnias.
Docentes:
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- Alessandro Roberto de Oliveira
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- Ana Tereza Reis da Silva
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- Benedetta Bisol
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- Claudia Marcia Lyra Pato
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- Monica Castagna Molina
Educação e Diversidade na Infância, Juventude e Vida Adulta – EDIJA
Temas:
Cultura, história, subjetividade e relações sociais, econômicas e políticas nos processos educativos ao longo da vida e nas diferentes gerações. Tempos e espaços educacionais. Educação, diversidade, equidade e inclusão nos contextos escolares e não escolares. Constituição da subjetividade na docência. Relação entre educação e saúde de pessoas em contextos educacionais.
Docentes:
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- Cristina Massot Madeira Coelho
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- Daniel Magalhães Goulart
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- Etienne Baldez Louzada Barbosa
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- Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida
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- Maria Clarisse Vieira
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- Maria Lídia Bueno Fernandes
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- Moyses Kuhlmann Júnior
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- Patrícia Lima Martins Pederiva
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- Viviane Neves Legnani
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- Wivian Weller
Educação Matemática – EDUMAT
Temas:
Os aspectos pedagógicos, educacionais, históricos, epistemológicos, sociológicos, culturais, filosóficos e políticos da Educação Matemática. Processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A formação docente para o ensino matemática nas perspectivas da inclusão, da diversidade, dos direitos humanos, da diferença, da interculturalidade e da sustentabilidade. As práticas educativas de matemática em contextos escolares e não escolares.
Docentes:
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- Cleyton Hércules Gontijo
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- Geraldo Eustaquio Moreira
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- Lygianne Batista Vieira
Educação, Tecnologias e Comunicação – ETEC
Temas:
Educação, sociedade, cultura, mídia e mediação tecnológica. Linguagens tecnológicas, artes e formas de expressão. Educação a distância e tecnologias. Integridade acadêmica, ética e tecnologias. Informática e comunicação pedagógica. Tecnologias e processos de ensino-aprendizagem em contextos escolares e não-escolares. Diversidade, inclusão, tecnologias assistivas e acessibilidade na educação. Inteligência artificial e educação.
Docentes:
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- Amaralina Miranda de Souza
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- Andrea Cristina Versuti
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- Carlos Alberto Lopes De Sousa
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- Gilberto Lacerda dos Santos
Pedagogia, Formação Docente, Currículo e Avaliação – PDCA
Temas:
Pedagogia. Trabalho e Formação de professores. Desenvolvimento profissional de docentes e de profissionais da educação. Organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos. Currículo e formação em espaços educativos diversos. Avaliação educacional. Inovação educacional e pedagógica.
Docentes:
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- Cátia Piccolo Viero Devechi
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- Edileuza Fernandes Da Silva
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- Francisco Thiago Silva
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- Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
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- Liliane Campos Machado
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- Otília Maria Alves da Nobrega Alberto Dantas
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- Shirleide Pereira da Silva Cruz
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- Solange Alves de Oliveira Mendes
Políticas Públicas e Gestão da Educação – POGE
Temas:
Políticas públicas sociais para a educação básica e superior e suas modalidades, no Brasil e as interfaces internacionais. Relações entre o Estado, os Organismos Internacionais e a Sociedade Civil nas políticas educacionais, nos sistemas de ensino e na gestão escolar. Políticas e Gestão Educacional: agenda, formulação, planejamento, implementação, monitoramento, financiamento, controle social e avaliação. Políticas de avaliação da educação básica e superior. Educação popular, desigualdades educacionais e direito à educação pública.
Docentes:
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- Adriana Almeida Sales de Melo
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- Cristina Helena Almeida De Carvalho
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- Erlando da Silva Rêses
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- Girlene Ribeiro De Jesus
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- José Vieira De Sousa
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- Maria Abádia Da Silva
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- Remi Castioni
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- Sinara Pollom Zardo
LINHAS DE PESQUISA E DOCENTES NO QUADRIÊNIO 2021/2024
Educação Ambiental e Educação do Campo – EAEC
Temas:
Ecologia Humana como dimensão ontológica complexa da práxis pedagógica. O enraizamento dos seres humanos nas suas bases biológica e sociocultural como referência para pensar a educação. A abordagem teórico-metodológica da epistemologia transdisciplinar e a dialógica entre o pensamento científico e as demais formas sociais de produção do conhecimento. A educação ambiental no contexto socioambiental brasileiro. Conhecimentos, valores, crenças, atitudes e vivências que contribuem para a construção do sujeito ecológico. Transversalidade como estratégia pedagógica de constituição de comunidades de aprendizagem. Epistemologia da complexidade, transfiguração climática e enfoques de sustentabilidade. Práticas educativas, bem comum e sustentabilidade em contexto de povos e comunidades tradicionais. Interculturalidade e intercientificidade: diálogos entre saberes tradicionais e acadêmicos. Saberes e práticas educativas em chave decolonial. Abordagens sobre educação, ambiente e sociedade na perspectiva da antropologia ecológica e da ecologica política: racismo ambiental, justiça ambiental, bem viver, ontologias relacionais, territorialidades, gênero e ecologia. Matrizes político-pedagógicas da Educação do Campo. Organização Escolar e Método do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo; Pedagogia da Alternância. Escola, universidade e educação popular; experiências pedagógicas dos movimentos sociais. Relação educação e trabalho. Formação de educadores do campo; Interdisciplinaridade e formação por áreas de conhecimento: produção de saberes articuladores das diferentes dimensões da vida dos sujeitos do campo.
Docentes:
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- Alessandro Roberto de Oliveira
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- Alice Maria Correa Medina
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- Ana Tereza Reis da Silva
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- Benedetta Bisol
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- Claudia Marcia Lyra Pato
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- Monica Castagna Molina
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- Vera Margarida Lessa Catalão
Educação em Ciências e Matemática – ECMA (descontinuada em 10/2022)
Temas:
Aspectos históricos e filosóficos do ensino de Ciências e Matemática e seus fundamentos epistemológicos e sociológicos. Objetivos da educação científica e tecnológica e da Educação Matemática. Análise da prática pedagógica, da formação docente e de diferentes contextos educacionais em que os conhecimentos científicos, tecnológicos e matemáticos são difundidos. Relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) no Ensino de Ciências. Programas e Currículo, avaliação, materiais e métodos de ensino de Ciências e Matemática. Linguagem no ensino de Ciências e Matemática. Avaliação e Criatividade na Educação Matemática. Aprendizagem Lúdica. Alfabetização Matemática.
Docentes:
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- Antonio Villar Marques de Sá
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- Cleyton Hércules Gontijo
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- Geraldo Eustaquio Moreira
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- Lygianne Batista Vieira
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- Maria Helena da Silva Carneiro
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- Regina da Silva Pina Neves
Educação Matemática – EDUMAT (criada em 11/2022)
Temas:
A linha de pesquisa EduMat solidificada, principalmente, na matemática e na educação, mas que também está contextualizada em outros ambientes pluri e interdisciplinares, com capacidade de abrigar pesquisas e trabalhos dos mais diferentes tipos, busca a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Matemática, da pesquisa científica e de suas contribuições sociais. Considera os aspectos pedagógicos, educacionais, históricos, epistemológicos, sociológicos, culturais, filosóficos e políticos da Educação Matemática; a formação, a identidade e o desenvolvimento docente; as perspectivas da inclusão, da diversidade, dos Direitos Humanos, da diferença, da interculturalidade e da sustentabilidade; o desenvolvimento curricular; as tecnologias digitais; as políticas públicas e a avaliação; as tendências teóricas e metodológicas; as práticas educativas em contextos e espaços não formais; a pesquisa como atividade reflexiva, crítica e politicamente comprometida com a construção de uma sociedade justa e equânime.
Docentes:
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- Antonio Villar Marques de Sá
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- Cleyton Hércules Gontijo
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- Geraldo Eustaquio Moreira
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- Lygianne Batista Vieira
Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação – EAPS
Temas:
Ensino e aprendizagem em diferentes contextos, modalidades e níveis de ensino. Processos educacionais na infância e na juventude em seus contextos espaço-temporais. Processos educativos e inclusivos no contexto contemporâneo. Alfabetização e letramento no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Relações entre educação e subjetividade. Aprendizagem, desenvolvimento e produção de sentidos subjetivos. Articulação entre educação, saúde e subjetividade. Elementos objetivos e subjetivos do processo de formação do educador. Aspectos cognitivos, afetivos, sociais, motivacionais, imaginários, artísticos, criativos e inovadores associados à prática pedagógica e à aprendizagem. A multidimensionalidade dos processos de escolarização: aspectos políticos, organizacionais, interrelacionais e subjetivos. A pesquisa na formação/atuação do educador.
Docentes:
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- Albertina Mitjáns Martinez
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- Cristina Massot Madeira Coelho
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- Daniel Magalhães Goulart
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- Elizabeth Tunes
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- Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida
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- Maria Clarisse Vieira
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- Maria Lídia Bueno Fernandes
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- Patrícia Lima Martins Pederiva
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- Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire
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- Viviane Neves Legnani
Estudos Comparados em Educação – ECOE
Temas:
Os estudos realizados na linha de pesquisa contemplam perspectivas de análise multinível, realizados em contextos educacionais diversos, com o objetivo de criar uma base favorável à formação do entendimento cultural, social e educacional. Por meio de comparações, busca-se uma intersubjetividade reflexiva capaz de proporcionar o alcance de saberes, a possibilidade crítica da comunicação e do diálogo entre pessoas, grupos e nações. As pesquisas contemplam debates epistemológicos e metodológicos contemporâneos que se relacionam, entre outros, aos estudos comparados da infância, culturas infantis e práticas docentes; juventude, escola e acesso à educação superior; direitos humanos, acessibilidade e inclusão; direito à educação e políticas educacionais.
Docentes:
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- Adriana Almeida Sales de Melo
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- Benedetta Bisol
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- Cátia Piccolo Viero Devechi (mudança para PDCA em 02/2021)
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- Etienne Baldez Louzada Barbosa
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- Fernanda Müller
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- Ingrid Dittrich Wiggers
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- Moyses Kuhlmann Júnior
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- Sinara Pollom Zardo
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- Wivian Weller
Educação, Tecnologias e Comunicação – ETEC
Temas:
Abrange diversos eixos de interesses que se aproximam pelos elementos aglutinadores: cultura da convergência, agentes educativos, aprendizagem colaborativa, desenho universal na aprendizagem (DUA), arte, conhecimento, capital cultural midiático, comunicação pedagógica, diversidade e inclusão, informática, interfaces estéticas virtuais, linguagens, narrativas audiovisuais, narrativas hipertextuais, mídias, mediações pedagógicas, tecnologias aplicadas aos diversos contextos (escolar e não escolar), inteligência artificial e seus impactos na educação. Principais temas de pesquisa: tecnologias assistivas, linguagens e narrativas audiovisuais, capital cultural midiático e mediações, plágio e ciberplágio, aprendizagem colaborativa, Desenho Universal na Aprendizagem (DUA), diversidade e inclusão, informática e tecnologias aplicadas à educação escolar e não escolar, informática e comunicação pedagógica, Inteligência artificial e seus impactos na educação.
Docentes:
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- Amaralina Miranda de Souza
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- Andrea Cristina Versuti
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- Carlos Alberto Lopes De Sousa
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- Gilberto Lacerda dos Santos
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- Lúcio França Teles
Políticas Públicas e Gestão da Educação – POGE
Temas:
Estudos e pesquisas sobre as políticas públicas no Brasil para a educação básica, educação superior e suas respectivas modalidades. Gestão dos sistemas educacionais, sistemas de ensino e controle social das políticas educacionais na perspectiva democrática. A linha tem como abordagem as reflexões sobre as políticas públicas de educação, por meio da análise no ciclo da política – agenda, formulação, implementação e avaliação – e que se expressam a partir da relação que se estabelece entre Estado e sociedade civil. Gestão e avaliação de políticas educacionais voltadas para a redução das desigualdades em suas distintas expressões e ainda os papéis e funções que exercem os atores, nacionais e internacionais, na definição das políticas públicas, materializada nas questões relativas à concepção, à gestão, à avaliação e ao financiamento.
Docentes:
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- Cristina Helena Almeida De Carvalho
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- Erlando da Silva Rêses
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- Girlene Ribeiro De Jesus
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- José Vieira De Sousa
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- Maria Abádia Da Silva
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- Nathalia Cassettari
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- Remi Castioni
Profissão Docente, Currículo e Avaliação – PDCA
Temas:
História e historicidade da profissão docente. O cenário contemporâneo da educação. Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais da educação básica: tendências e questões atuais. Perspectivas de análise do processo de desenvolvimento profissional. Formação do docente universitário: concepções e processos. A formação dos profissionais para a educação básica. A organização político-pedagógica da escola. Natureza, especificidade e categorias da organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos de formação. Currículo e formação de profissionais da educação básica e superior. Currículo e saberes profissionais. Fundamentos teórico-metodológicos do trabalho pedagógico da educação básica e superior. Dimensões do processo didático e a relação pedagógica. A avaliação na organização do trabalho pedagógico, em suas diferentes dimensões e níveis de ensino.
Docentes:
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- Cátia Piccolo Viero Devechi
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- Edileuza Fernandes Da Silva
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- Francisco Thiago Silva
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- Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
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- Liliane Campos Machado
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- Lívia Freitas Fonseca Borges
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- Otília Maria Alves da Nobrega Alberto Dantas
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- Shirleide Pereira da Silva Cruz
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- Solange Alves de Oliveira Mendes