Linhas de pesquisa

Políticas Públicas e Gestão da Educação – POGE

Políticas públicas sociais para a educação básica e superior e suas modalidades, no Brasil e as interfaces internacionais. Relações entre o Estado, os Organismos Internacionais e a Sociedade Civil nas políticas educacionais, nos sistemas de ensino e na gestão escolar. Políticas e Gestão Educacional: agenda, formulação, planejamento, implementação, monitoramento, financiamento, controle social e avaliação. Políticas de avaliação da educação básica e superior. Educação popular, desigualdades educacionais e direito à educação pública.

Prof. Dr. José Vieira de Sousa
Prof. Dr. Remi Castioni
Prof. Dr. Erlando da Silva Reses
Profa. Dra. Maria Abádia da Silva
Profa. Dra. Cristina Helena Almeida Carvalho
Profa. Dra. Adriana Almeida  Sales Melo
Profa. Dra. Sinara Pollon Zardo
Profa. Dra. Girlene  Jesus Ribeiro

Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação – EAPS

Ensino e aprendizagem em diferentes contextos, modalidades e níveis de ensino. Processos educacionais na infância e na juventude em seus contextos espaço-temporais. Processos educativos e inclusivos no contexto contemporâneo. Alfabetização e letramento no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Relações entre educação e subjetividade. Aprendizagem, desenvolvimento e produção de sentidos subjetivos. Articulação entre educação, saúde e subjetividade. Elementos objetivos e subjetivos do processo de formação do educador. Aspectos cognitivos, afetivos, sociais, motivacionais, imaginários, artísticos, criativos e inovadores associados à prática pedagógica e à aprendizagem. A multidimensionalidade dos processos de escolarização: aspectos políticos, organizacionais, interrelacionais e subjetivos. A pesquisa na formação/atuação do educador.

Educação e Diversidade na Infância, Juventude e Vida Adulta - EDIJA

Cultura, história, subjetividade e relações sociais, econômicas e políticas nos processos educativos ao longo da vida e nas diferentes gerações. Tempos e espaços educacionais. Educação, diversidade, equidade e inclusão nos contextos escolares e não escolares. Constituição da subjetividade na docência. Relação entre educação e saúde dos/as trabalhadores da educação.

Prof.   Dr. Daniel Magalhães Goulart
Profa. Dra. Viviane Neves Legnani
Profa. Dra. Inês Maria  Marques  Z. Pires Almeida
Profa. Dra. Wivian Weller
Profa. Dra. Patricia  Lima Martins Pederiva
Profa. Dra. Cristina Massot Madeira  Coelho
Profa. Dra. Etienne Baldez Louzada Barbosa
Profa. Dra. Maria Clarisse  Vieira
Prof. Dr. Moysés Kuhlmann Jr.

Pedagogia, Formação Docente, Currículo e Avaliação – PDCA

Pedagogia. Trabalho e Formação de professores. Desenvolvimento profissional de docentes e de profissionais da educação. Organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos. Currículo e formação em espaços educativos diversos. Avaliação educacional. Inovação educacional e pedagógica.

Profa. Dra. Kátia Augusta Curado Pinheiro  Cordeiro da Silva
Profa. Dra. Liliane Campos  Machado
Profa. Dra Edileuza Fernandes Silva
Profa. Dra. Solange Alves  Oliveira  Mendes
Profa. Dra. Cátia Píccolo Viero Devechi
Profa. Dra. Otília Maria Alves  Nobrega Alberto  Dantas
Profa. Dra. Maria Lídia Bueno  Fernandes
Prof. Dr. Cleyton  Hércules  Gontijo
Prof. Dr. Francisco Thiago Silva

Educação Matemática – EDUMAT

Os aspectos pedagógicos, educacionais, históricos, epistemológicos, sociológicos, culturais, filosóficos e políticos da Educação Matemática. Processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A formação docente para o ensino matemática nas perspectivas da inclusão, da diversidade, dos direitos humanos, da diferença, da interculturalidade e da sustentabilidade. As práticas educativas de matemática em contextos escolares e não escolares.

Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira
Profa. Dra. Lygianne Batista

Educação, Tecnologias e Comunicação – ETEC

Educação, sociedade, cultura, mídia e mediação tecnológica. Linguagens tecnológicas, artes e formas de expressão. Educação a distância e tecnologias. Integridade acadêmica, ética e tecnologias. Informática e comunicação pedagógica. Tecnologias e processos de ensino-aprendizagem em contextos escolares e não-escolares. Diversidade, inclusão, tecnologias assistivas e acessibilidade na educação. Inteligência artificial e educação.

Profa. Dra. Andrea Cristina Versuti
Prof. Dr. Gilberto Lacerda Santos
Prof. Dr. Carlos  Alberto Lopes Sousa
Profa. Dra. Amaralina Miranda Souza

Educação Ambiental, do Campo, Indígena, Quilombola e das Relações Étnico-Raciais – EACQREs

Políticas, sujeitos, práticas, e territorialidades da Educação Ambiental, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola e dos povos das águas e florestas. Educação e movimentos sociais. Educação para as Relações Étnico-raciais. Formação de profissionais que atuam em processos educacionais escolares e não escolares em diferentes territórios. Ecologia Humana. Decolonialidade e educação. Gestão e avaliação de programas, projetos e atividades relacionados a diversidade de territórios, povos e etnias.

Profa. Dra. Ana Tereza Reis da Silva
Profa. Dra. Claudia Marcia Lyra Pato
Prof. Dr. Alessandro  Roberto Oliveira
Profa. Dra. Monica  Castagna Molina
Profa. Dra. Benedetta Bisol

Pular para o conteúdo