Políticas Públicas e Gestão da Educação – POGE
Políticas públicas sociais para a educação básica e superior e suas modalidades, no Brasil e as interfaces internacionais. Relações entre o Estado, os Organismos Internacionais e a Sociedade Civil nas políticas educacionais, nos sistemas de ensino e na gestão escolar. Políticas e Gestão Educacional: agenda, formulação, planejamento, implementação, monitoramento, financiamento, controle social e avaliação. Políticas de avaliação da educação básica e superior. Educação popular, desigualdades educacionais e direito à educação pública.
Prof. Dr. José Vieira de Sousa
Prof. Dr. Remi Castioni
Prof. Dr. Erlando da Silva Reses
Profa. Dra. Maria Abádia da Silva
Profa. Dra. Cristina Helena Almeida Carvalho
Profa. Dra. Adriana Almeida Sales Melo
Profa. Dra. Sinara Pollon Zardo
Profa. Dra. Girlene Jesus Ribeiro
Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação – EAPS
Ensino e aprendizagem em diferentes contextos, modalidades e níveis de ensino. Processos educacionais na infância e na juventude em seus contextos espaço-temporais. Processos educativos e inclusivos no contexto contemporâneo. Alfabetização e letramento no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Relações entre educação e subjetividade. Aprendizagem, desenvolvimento e produção de sentidos subjetivos. Articulação entre educação, saúde e subjetividade. Elementos objetivos e subjetivos do processo de formação do educador. Aspectos cognitivos, afetivos, sociais, motivacionais, imaginários, artísticos, criativos e inovadores associados à prática pedagógica e à aprendizagem. A multidimensionalidade dos processos de escolarização: aspectos políticos, organizacionais, interrelacionais e subjetivos. A pesquisa na formação/atuação do educador.
Educação e Diversidade na Infância, Juventude e Vida Adulta - EDIJA
Cultura, história, subjetividade e relações sociais, econômicas e políticas nos processos educativos ao longo da vida e nas diferentes gerações. Tempos e espaços educacionais. Educação, diversidade, equidade e inclusão nos contextos escolares e não escolares. Constituição da subjetividade na docência. Relação entre educação e saúde dos/as trabalhadores da educação.
Prof. Dr. Daniel Magalhães Goulart
Profa. Dra. Viviane Neves Legnani
Profa. Dra. Inês Maria Marques Z. Pires Almeida
Profa. Dra. Wivian Weller
Profa. Dra. Patricia Lima Martins Pederiva
Profa. Dra. Cristina Massot Madeira Coelho
Profa. Dra. Etienne Baldez Louzada Barbosa
Profa. Dra. Maria Clarisse Vieira
Prof. Dr. Moysés Kuhlmann Jr.
Pedagogia, Formação Docente, Currículo e Avaliação – PDCA
Pedagogia. Trabalho e Formação de professores. Desenvolvimento profissional de docentes e de profissionais da educação. Organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos. Currículo e formação em espaços educativos diversos. Avaliação educacional. Inovação educacional e pedagógica.
Profa. Dra. Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
Profa. Dra. Liliane Campos Machado
Profa. Dra Edileuza Fernandes Silva
Profa. Dra. Solange Alves Oliveira Mendes
Profa. Dra. Cátia Píccolo Viero Devechi
Profa. Dra. Otília Maria Alves Nobrega Alberto Dantas
Profa. Dra. Maria Lídia Bueno Fernandes
Prof. Dr. Cleyton Hércules Gontijo
Prof. Dr. Francisco Thiago Silva
Educação Matemática – EDUMAT
Os aspectos pedagógicos, educacionais, históricos, epistemológicos, sociológicos, culturais, filosóficos e políticos da Educação Matemática. Processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A formação docente para o ensino matemática nas perspectivas da inclusão, da diversidade, dos direitos humanos, da diferença, da interculturalidade e da sustentabilidade. As práticas educativas de matemática em contextos escolares e não escolares.
Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira
Profa. Dra. Lygianne Batista
Educação, Tecnologias e Comunicação – ETEC
Educação, sociedade, cultura, mídia e mediação tecnológica. Linguagens tecnológicas, artes e formas de expressão. Educação a distância e tecnologias. Integridade acadêmica, ética e tecnologias. Informática e comunicação pedagógica. Tecnologias e processos de ensino-aprendizagem em contextos escolares e não-escolares. Diversidade, inclusão, tecnologias assistivas e acessibilidade na educação. Inteligência artificial e educação.
Profa. Dra. Andrea Cristina Versuti
Prof. Dr. Gilberto Lacerda Santos
Prof. Dr. Carlos Alberto Lopes Sousa
Profa. Dra. Amaralina Miranda Souza
Educação Ambiental, do Campo, Indígena, Quilombola e das Relações Étnico-Raciais – EACQREs
Políticas, sujeitos, práticas, e territorialidades da Educação Ambiental, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola e dos povos das águas e florestas. Educação e movimentos sociais. Educação para as Relações Étnico-raciais. Formação de profissionais que atuam em processos educacionais escolares e não escolares em diferentes territórios. Ecologia Humana. Decolonialidade e educação. Gestão e avaliação de programas, projetos e atividades relacionados a diversidade de territórios, povos e etnias.
Profa. Dra. Ana Tereza Reis da Silva
Profa. Dra. Claudia Marcia Lyra Pato
Prof. Dr. Alessandro Roberto Oliveira
Profa. Dra. Monica Castagna Molina
Profa. Dra. Benedetta Bisol