Histórico do PPGE
A Universidade de Brasília criada pelo Lei Federal nº 3.998 de 15 de dezembro 1961 e inaugurada em 9 de abril de 1962. A Faculdade de Educação foi criada pelo ato da Reitoria nº 163, de 12 de abril de 1966. O curso de Pedagogia iniciou suas atividades em 1966 e foi reconhecido em 1972 pelo Decreto-Lei nº 70.728.
O PPGE/UnB foi criado em 1974 com o curso de mestrado e, após consolidar-se no cenário nacional, instaurou-se o doutorado em 2004. De acordo com o Regimento interno e Resolução do Conselho Universitário nº 64/2021, a Faculdade de Educação tem por finalidade, ofertar curso de Pedagogia, disciplinas dos cursos de Licenciatura e cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu na área de Educação. O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação é um dos mais antigos e consolidados direcionados para a formação de pesquisadores em educação do País e formação de profissionais para atuação na educação Básica e superior. É reconhecido junto à Capes por meio nº 53001010001-P0 e seu conceito na avaliação do triênio 2017-2020 foi 5 (cinco).
Este vem desempenhando papel de destaque na formação de profissionais da Educação Superior, na rede pública e privada da Educação Básica, bem como profissionais que atuam em diferentes órgãos governamentais na esfera Federal, Estadual, Distrital e Municipal.
Missão e objetivos
A Faculdade de Educação – FE/UnB tem como imperativo a produção de conhecimentos inovadores na área da Educação, a disseminação desses saberes em ensino, pesquisa e extensão, nas múltiplas formas de difusão científica e na gestão e a formação de profissionais da educação (Proposta do PPGE – Quadriênio 2017 – 2020). Diante disso, no quadriênio 2020-2024, o PPGE/UnB tem como missão produzir conhecimento científico em educação e formar, capacitar e qualificar professores/as, pesquisadores/as e gestores /as no campo da educação em prol do desenvolvimento de ações e pesquisas inovadoras para a promoção humanística, científica, cultural, social, educacional e tecnológica do país de forma crítica e reflexiva, considerando a articulação entre a Educação, pedagogia, as tecnologias e a comunicação na sociedade contemporânea. O PPGE/FE/UnB tem como missão atuar na formação de profissionais para a educação pública brasileira, em todos os níveis, e na formação de pesquisadores aptos a contribuir com o avanço do campo da educação e com estudos sistemáticos que auxiliam na elaboração e na proposição de políticas sociais. Tem a pesquisa científica como eixo fundante e pilar da formação dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Educação.
Objetivo geral do PPGE:
Produzir conhecimento científico e humanístico na área de educação e formar doutoras(es), mestras(es) e especialistas para a atuação como pesquisadoras(es), professoras(es) e gestoras(es) na educação básica e na superior em âmbito federal, estadual, distrital e municipal e em outros espaços não formais, bem como para o exercício profissional na área educacional em órgãos públicos, agências e entidades científicas, organizações da sociedade civil, no setor privado e nos movimentos sociais.
Objetivos específicos:
a) Produzir, a partir do trabalho coletivo e em colaboração com professoras(es) e pesquisadoras(es) em redes nacionais e internacionais, pesquisas inovadoras, orientadas pelo compromisso democrático, solidário, ético, acadêmico, social, ambiental e político, bem como propor soluções para problemáticas que afetam as sociedades, especialmente no campo da Educação.
b) Formar profissionais críticos e éticos que possam atuar na proposição, implementação e avaliação de políticas voltadas à superação das desigualdades educacionais, socioespaciais, tecnológicas, bem como no enfrentamento das discriminações de classe, raça, gênero e orientação sexual, com vistas ao fortalecimento da democracia e da justiça social.
c) Aprimorar a formação da(o) docente/pesquisadora/pesquisador da educação básica e superior para a análise e atuação no processo educacional em suas múltiplas dimensões, epistemologias e linguagens tecnológicas.
d) Fortalecer a solidariedade nas articulações institucionais do Programa com diferentes universidades, redes de pesquisa nacionais e internacionais, sistemas de ensino e órgãos públicos e privados.
Proposta curricular
O currículo resulta de uma construção que considera interesses e experiências de todos que participam das atividades da pós-graduação, um currículo situado histórico, social, política, econômica e culturalmente. Especificamente, em termos da sua proposta curricular, o Programa não se fundamenta em disciplinas obrigatórias, ou seja, todas são do domínio conexo e escolhidas pelo docente e discente. Além disso, os currículos do mestrado e do doutorado foram unificados. Essas ações permitiram maior integração e interlocução entre discentes dos dois níveis durante o cumprimento das disciplinas.
Os cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos são organizados por horas distribuídas em disciplinas optativas culminando na elaboração da dissertação e tese, respectivamente. As disciplinas optativas caracterizam-se pela articulação com as finalidades e objetivos do Programa, são oriundas das linhas de pesquisas e dos grupos de pesquisa que as integram. São disciplinas que apresentam conteúdos relacionados à formação e ao trabalho dos pesquisadores, agregando os projetos de investigação de mestrandos e doutorandos. De acordo com a Resolução do Programa de Pós-Graduação em Educação nº 27/2022, a duração do curso de Mestrado não pode ser inferior a 12 meses e nem superior a 24 meses. Para a defesa da dissertação, o(a) discente deve integralizar, no mínimo, 420 horas, sendo pelo menos 240 horas em disciplinas cursadas no PPGE-FE. O mestrando deve integralizar as disciplinas durante o 1º ano do curso. Ao final deste e antes do início do 2º ano do curso. A duração do curso de Doutorado não pode ser inferior a 24 meses e nem superior a 48 meses, com a integralização, no mínimo, de 600 horas12, sendo pelo menos 300 horas13 em disciplinas cursadas no PPGE-FE. Até 360 horas poderão ser aproveitadas a partir do curso de Mestrado, dependendo da área. O doutorando deve integralizar as horas das disciplinas em, no mínimo três (3) e, no máximo, seis (6) semestres letivos. O exame de qualificação deverá realizar-se em até quatro (4) semestres letivos, ou equivalente a 24 meses de curso. A defesa da tese de Doutorado deverá ocorrer até o prazo de 48 meses.